Livro O Pirilau que vendia balões e outras histórias de Cottinelli Telmo

Livro: O pirilau que vendia balões e outras histórias
Autor: Cottinelli Telmo
Editora: Bedeteca Edições Baleiazul
1.ª edição 1999
Peso: 980 g
Brochado. Profusamente ilustrado. Inclui a separata “História do chocolate S.I.C.”. Organização e introdução de Carlos Bandeiras Pinheiro e João Paulo Paiva Boléo.
“O verdadeiro castigo dos assassinos de D. Inês, foi este! Amarrados diante de uma explêndida caixa de bombons da SIC sem lhe poderem chegar, morreram afogados na água que lhes cresceu na boca! Coitadinhos!”
Eis uma das deliciosas legendas que acompanhavam os anúncios aos bonbons e chocolates portugueses da marca SIC, numa longa série de quadros sequenciais da História de Portugal, a História do Chocolate, impressos na revista infantil ABC-zinho, logo desde o seu primeiro número, em outubro de 1921. Cottinelli Telmo não assinou todos os episódios da História do Chocolate. Emmerico Nunes, presença constante na primeira série da revista, desenharia pelo menos quatro dos quadros. A série terminou em 1923, ao número 40 do ABC-zinho. A heresia da História do Chocolate aproveitava os ventos libertários da I República, renegava o romantismo histórico da literatura e artes visuais portuguesas da época, e estava ainda longe da instrumentalização da História pelo Estado Novo, que teria uma presença obsessiva nas revistas infanto-juvenis e manuais escolares a partir de meados dos anos 30.
No dia 6 de janeiro de 1888 nasceu Emmerico Nunes, um dos pioneiros da banda desenhada em Portugal. Emmerico Hartwich Nunes foi um pintor, ilustrador e caricaturista português. Pertence à primeira geração de artistas modernistas portugueses e foi um dos pioneiros da banda desenhada em Portugal. Misturou desenho com humor e ficou famoso. As suas ilustrações são mordazes e cómicas e encheram publicações nacionais e internacionais.
Ref. 0793-OM
Preço: 39,99€