Autor: vários
Editora: Edimpresa
Setembro 2014
Peso: 300 g
A presente edição conta-nos como se viveu no nosso país entre 1914 e 1919 e os efeitos do primeiro conflito mundial no quotidiano dos portugueses.
Nas vésperas da Primeira Guerra Mundial, um operário de Lisboa recebia em média 630 réis por dia. Dois anos mais tarde, em 1916, ano em que a Alemanha declara guerra a Portugal, o valor médio do ordenado diário aumentara para 1$00 – mas nem por isso as pessoas viviam melhor. O primeiro conflito mundial teria impacto no preço dos bens de primeira necessidade e na quantidade de alimentos disponíveis, provocando, no último ano da guerra, 1918, uma inflação de 292 por cento. A I Guerra afectou todos os portugueses, e não apenas as famílias dos cem mil homens que foram mobilizados.
Nesta edição a Visão História conta-nos ainda histórias da participação de portugueses no conflito, relembrando os combates em África, a odisseia dos prisioneiros portugueses nos campos de concentração em África, a detenção de alemães em Portugal, a saga do batalhão Casa Pia – o único batalhão escolar no mundo a participar na I Guerra.
INDISPONÍVEL