#Livro Último Volume Miguel Esteves Cardoso

Livro: Último Volume
Autor: Miguel Esteves Cardoso
Editora: Assírio & Alvim
3ª edição 1993
Peso: 390 g
"Tanta gente me pergunta por que é que eu estou sempre bem disposto que me decidi a responder. O segredo é que eu também estou sempre mal disposto. Faço é por não estar. Fazer é um verbo adorável da nossa língua. Já repararam como as pessoas nos fazem antes de nos conhecerem, como nos inventam e imaginam e depois dizem “Não o fazia tão alto...” “Fazia-o mais velho...”? Apetece perguntar “Que mal fiz a V. Exc.ª para me fazer mais velho ainda?(...) E como é que eu faço por estar bem disposto, encontrando-me na verdade tão triste e miserável como vocês todos? Há várias técnicas. A mais importante é a técnica do proporcionamento. Consiste em atribuir a um dado problema pessoal a proporção que tem no mundo. Há tanta gente a sofrer de verdade, a morrer, de fome, de doenças, de terramotor, que o nosso sofrimento, quando é publicamente exibido, é pequenino e obscuro."
INDISPONÍVEL