#Livros O Tempo das Reformas 1250-1550 Pierre Chaunu

Livros: O Tempo das Reformas 1250-1550
Volume I A Crise da Cristandade
Volume II A Reforma Protestante
Colecção: Lugar da História Nº 49 e 50
Autor: Pierre Chaunu
Editora: Edições 70
Peso do conjunto: 650 g
Assinatura de posse.
O Tempo das Reformas é muito mais do que uma nova história da Igreja no tempo da pré-Reforma e da Reforma: é uma história de pesquisas sobre o pensamento, a sensibilidade, a vida dos intelectuais (meio universitário, humanista e do livro) e dos humildes no tempo das reformas, amplamente considerado de 1250 a 1550, mas é sobretudo uma meditação sobre as origens do sistema de civilização herdeiro da Antiguidade greco-latina.
Pierre Chaunu demonstra aqui como a Reforma, longe de ser somente um fenómeno do séc. XVI, tem origens bem mais antigas: o séc. XIII, a idade das catedrais e dos triunfos do Gótico é já, para a Igreja sobrepovoada, a época da dúvida e da renovação.
Neste primeiro volume retratam-se as correntes intelectuais da Idade Média, penetra-se na vida dos humildes e faz-se uma introdução às heresias e às crises religiosas dos séculos XIV e XV.
Pierre Chaunu consagra o segundo volume à Reforma lutero-calvinista, salientando as "pré-condições" que a permitiriam, nomeadamente, entre outras, o humanismo e a revolução da Imprensa, formidável multiplicadora de informações. O autor mergulha-nos num mundo onde os maiores intelectuais não hesitam em ser revisores de imprensa, e onde as novas técnicas de Gutenberg favorecem a expansão de conhecimentos de humanistas e teólogos: no fim do século XV, vinte milhões de livros impressos - quase todos religiosos - encontram-se em circulação.
INDISPONÍVEL