Autor: Pietro Citati
Editora: Cotovia
Peso: 500 g
Tradução de Maria Jorge Vilar de Figueiredo.
Na nota que finaliza "Ulisses e a Odisseia", Pietro Citati afirma não ser um filólogo clássico. A afirmação poderá apanhar desprevenido quem, levado pelo título deste conjunto de textos (ensaísticos?) sobre Ulisses, a Odisseia, mas também Aquiles, deuses, ilhas e viagens, contasse encontrar aqui uma leitura comum de tópicos homéricos.
Tendo como fio condutor que o maior dom de Ulisses e, por consequência, a raíz da sua singularidade, é possuir uma mente de "muitas cores", que lhe fornece "as qualidades do verdadeiro artesão: uma inteligência subtil e cheia de recursos, o sentimento preênsil da matéria [...], a capacidade de explorar o que é imprevisível, momentâneo, casual"; seguindo este fio, Citati narra alguns dos momentos mais decisivos da "Odisseia", reconstituindo, a cada passo, o seu percurso como leitor ávido de Homero - quer dizer, apresentando-nos as ideias que as aventuras de Ulisses lhe foram suscitando ao longo dos anos.
O testemunho de um leitor, "Ulisses e a Odisseia: A mente colorida" é, antes de tudo, uma singular porta de entrada no universo de Homero.
Ref. 8291 W-OM
Preço: 24,99€
Preço: 24,99€