Livro: A Vénus de Kazabaïka
Autor: Leopold von Sacher Masoch
Editora: Edições Afrodite / Fernando Ribeiro de Mello
1ª edição 1966
Peso: 300 g
Tradução de Ana Hatherly. Prefácio de Júlio Moreira. Colaboração gráfica de António Sena da Silva. Edição Integral, com encenações fotográficas em folhas extra-texto. A Vénus de Kazabaïka [ vulgo a Virgem das Peles ou Virgem de Vison]
"O gráfico foi o arquitecto António Sena da Silva, grande amador de fotografia, que também foi o autor das ilustrações que tanto enriqueceram a edição. Nessas ilustrações, os figurantes eram: um empregado do armazém de Fernando Ribeiro de Mello e a mulher da limpeza, uma atraente morena. A caracterização e a encenação estiveram a cargo do pintor João Vieira, que se encarregou também de arranjar adereços.
A cadeira foi emprestada por Natália Correia. O cenário era simplesmente um canto do armazém onde Fernando Ribeiro de Mello guardava os livros que editava.
Não assisti à sessão de fotografia nem fui eu quem seleccionou as fotos para as ilustrações, que nitidamente obedeciam a um plano, mas fui eu que escolhi as legendas, aspecto importante, uma vez que as fotos correspondem a diversos passos da narrativa que era necessário identificar correctamente.
Pelo seu estilo saborosamente ingénuo, as ilustrações incluídas nesta edição contribuíram para acentuar o carácter kitsch e transgressor da obra, tornando-se um chamariz irresistível para o público."