Livro D. Carlos I e a sua Obra Artistica e Scientifica 1908

Edição de 1908 sobre a obra artística e científica de D. Carlos I, com introdução de Ramalho Ortigão, exemplar por aparar e com proveniência de Ângelo Pereira.

Livro: S. M. El-Rei D. Carlos I e a sua Obra Artística e Científica
Autor: Ramalho Ortigão e Alberto Girard (Colab.)
Editora: Antonio Palhares [capilha da Livraria Editora – Guimarães & C.ª]
1908
Peso: 375 g
Capa de brochura, exemplar por aparar. Preserva uma nota manuscrita com referência ao valor pedido, em 1952, por um exemplar desta obra — uma avaliação histórica de preço registada por Ângelo Pereira, figura maior da historiografia lisboeta e da monarquia constitucional — bem como recortes de jornal relacionados.
Edição ilustrada, com reproduções de trabalhos artísticos e científicos do Rei D. Carlos I e fotogravuras das suas salas de trabalho. Inclui ainda cinco páginas de introdução biográfica póstuma da autoria de Ramalho Ortigão, texto que abre a obra com uma reflexão sensível sobre a personalidade, os gostos e o imaginário artístico do monarca.
Publicação iniciada por Jorge Collaço, António Palhares e Roiz Torralba, constituindo um dos mais importantes testemunhos impressos sobre a dimensão cultural e científica de D. Carlos I.
Da abertura de Ramalho Ortigão:
“[...] Não; nenhum dos provocantes atractivos de moda, de elegancia, de luxo cosmopolita de castello ou de casino, de villegiatura rica, de garden-party, de batalha de flores ou de concurso hippico, seduzem o vernaculo portuguezismo da sua [D. Carlos] indole affectuosa e modesta, ternamente fiel aos usos, aos costumes, á tradição do seu lar.
O que elle elege do mundo e da natureza para no afago da transcrição artistica concretisar a sua pessoal maneira de sentir e de pensar perante a misteriosa sugestão das coisas, é o mar da costa de Portugal, é o estuario do Tejo, é a bahia de Cascaes e é a sua provincia do Alemtejo na mais rustica e mais popular expressão da simples vida agraria. [...]”
Ref. 1749-S/L-OM
Preço: 99,99€