Autor: Patrick Menget
Editora: Assírio & Alvim
2001
Peso: 465 g
Classificação das relações sociais entre os Txicáo do Alto Xingu. Museu Nacional de Etnologia. Tradução de Gonçalo Praça. "A publicação do livro de Patrick Menget vem preencher uma grande lacuna da bibliografia etnológica brasileira. Embora os Ikpeng, outrora conhecidos como Txicáo, vivam há já mais de trinta anos no Parque Indígena do Xingu, ainda são muito poucos os estudos disponíveis sobre esse povo, do qual Menget é o primeiro etnógrafo."
Eduardo Viveiros de Castro
Neste estudo clássico, realizado sob a orientação de Claude Lévi-Strauss, é analisada a organização social desta sociedade, que acabava de experimentar os primeiros contactos com os brancos, sem conhecimentos linguísticos do português, língua que lhes era desconhecida.
É também esse projecto de aprendizagem que o autor, professor e investigador do Laboratório de Antropologia Social de Nanterre e do CNRS, descreve, antes de analisar com particular detalhe a inserção dos Ikpeng no conjunto dos povos do Xingu, o seu sistema de parentesco e denominação e as suas relações com outros índios.
Ref. 7825-OM
Preço: 9,99€