Percebe de vinhos? Nós ajudamos. 
Há livros que merecem ser lidos.

#Livro Para uma história política da raça Jean-Frédéric Schaub

Livro: Para uma história política da raça
Autor: Jean-Frédéric Schaub
Editora: Tinta da China
1ª edição 2022
Peso: 350 g
Tradução de Rita Almeida Simões. 
A questão do racismo voltou ao centro da arena política quer nas sociedades europeias, quer nos Estados Unidos da América. É por isso fundamental compreender o conceito de raça e o fenómeno do racismo. Mas será que de facto os compreendemos?
Numa abordagem simultaneamente provocadora e original, o consagrado historiador Jean-Frédéric Schaub demonstra que não, e que precisamos de reequacionar o pressuposto de que o racismo é essencialmente uma forma moderna de discriminação baseada na cor da pele e noutras diferenças visíveis.
Pelo contrário, defende Schaub, no Ocidente, o ponto de viragem na história política da raça ocorreu não com o tráfico transatlântico de escravos e com a escravatura no continente americano, mas sim muito antes, na Península Ibérica do século XV, com a racialização dos cristãos de origem judaica e muçulmana.
Para compreendermos o racismo, segundo Schaub, temos de analisar os episódios históricos de discriminação colectiva em que não existia nenhuma diferença visível entre as pessoas, o que põe em causa a nossa maneira de entender a história do pensamento racista.
Ao desafiar as definições hegemónicas de raça e ao apresentar uma nova cronologia do pensamento racial, Schaub demonstra que o racismo tem sempre de ser compreendido no contexto da sua história política.
INDISPONÍVEL