Livro A Nova China Da Longa Marcha à Revolução Cultural K. S. Karol

Livro: A Nova China
Colecção: Vida e Cultura nº 36
Autor: K. S. Karol
Editora: Livros do Brasil
Peso: 790 g
Tradução de Urbano Tavares Rodrigues. Ilustrado. Exemplar por abrir.
Da "Longa Marcha" à "Revolução Cultural
“Nasci em 1910 na província de Shantung, mas aos oito anos vim para o Nordeste. Uma inundação destruiu a minha aldeia natal e os meus pais, completamente arruinados, foram para Shensi ganhar a vida. Mas a fome reinava por toda a parte e o meu pai não conseguiu alimentar-nos, e um dia vendeu-me por quinze quilos de cereais a um camponês um pouco menos pobre do que ele. O meu novo pai era gentil comigo, mas a mulher não gostava de mim. Batia em mim e me obrigava a trabalhar duramente e não me deixava ir ver o meu verdadeiro pai e a minha família. A minha nova família não era muito rica e ficava dia a dia mais pobre, porque o seu chefe fumava ópio, e os negócios ressentiam-se disso. Comíamos pouco, e na minha tigela havia mais água do que arroz. Mas em breve já nem esse mínimo possuíamos e o meu pai adotivo teve de me vender como esposa a um oficial. Feito isto teve pena de mim. Eu tinha treze anos, era demasiado criança para que o casamento fosse consumado, e o meu pai adotivo ajudou-me a fugir antes da noite de núpcias. Parti, pois, pelas estradas de Shensi e comecei a mendigar. Eram os anos da fome. Muitas outras garotas como eu tentavam apiadar as pessoas, mas ninguém nos dava importância. Nem pensar em encontrar quem nos adotasse ou, pelo menos, nos alojasse durante muito tempo. Os camponeses estavam esfomeados. Um dia, numa aldeia meio abandonada, encontrei o meu pai adotivo e a família, que, como eu, pediam esmola: a fome expulsara-os da sua própria casa. Fiquei de novo com eles”. 
Ref. 3043-OM
Preço: 9,99€ - FOTOS ADICIONAIS