#Revista Visão História América A Formação dos Estados Unidos

Revista: Visão História nº 38 América A Formação dos Estados Unidos
Autor: vários
Editora: Edimpresa
Dezembro 2016
Peso: 300 g
Numero dedicado aos primeiros tempos de vida daquela que é hoje a maior potência mundial. Do que se passava antes da chegada dos europeus à Guerra Hispano-Americana de 1898. Recuando no tempo e recordando como foi a sua fundação e construção. A presente edição conta com dois artigos de opinião, de João Carlos Espada, diretor do Instituto de Estudos Políticos da Universidade Católica, e de Viriato Soromenho Marques, catedrático da Universidade de Lisboa.
Lista dos 45 presidentes; Os primeiros passos de um gigante; 
Mapa: O nascimento de uma nação.
Colonização: Novo mundo, velhas culturas: Quando os europeus «descobriram» a América, encontraram-na povoada por pessoas que pensavam e se comportavam de maneira diferente.​ ​Estes, a que chamamos «índios», eram os verdadeiros americanos.
No tempo dos ‘colonizadores’: Os espanhóis e os franceses foram os primeiros europeus​ ​a desvendar os mistérios da América do Norte. Viagens,​ ​aventuras, combates, mitos, lendas e loucuras de uma época​ ​em que tudo parecia incrível mas possível.
O mistério da colónia perdida; 
Independência: ‘Party’ com chá e vinho da Madeira, Antes de lançarem ao mar caixotes de chá taxado, os colonos da América do Norte​ ​já se tinham recusado a pagar à Inglaterra impostos sobre muitos outros produtos, incluindo o vinho português. O desacordo levaria à Declaração​ ​de Independência dos EUA.
Opinião Viriato Soromenho Marques: a Constituição americana; Armadilha para os ‘casacas’ vermelhos; O mistério do ‘Gigante da Virgínia’ (Peter Francisco); Um país chamado América; 
Crescer à custa do México 64; 
A maior compra de terreno da História: Os americanos pensaram em adquirir Nova Orleães a Napoleão, mas acabaram por ficar com toda a Luisiana; 
Opinião João Carlos Espada: O excecionalismo​ ​democrático americano.
Um país dividido; A epopeia do Oeste 80; Uniting States of America; O machado de guerra: 
Doutrina para um ‘destino’.

INDISPONÍVEL