Colecção: Campo do Teatro nº 2
Autor: Frederico García Lorca
Editora: Campo das Letras
Peso: 100 g
Esgotado no editor. Tradução de Eugénio de Andrade. Marcolfa, a criada, pretende livrar-se do seu amo D. Perlimplim, e como a Mãe de Belisa se quer ver livre da filha, nasce assim um casamento de interesse. Porém, Belisa é nova, ardente e maliciosa, enquanto Perlimplim se contentara com os livros: apesar da idade, é inexperiente com as mulheres. O que tinha de acontecer acontece... A peça de Lorca, que no início se assemelha a uma comédia ao gosto popular, transforma-se progressivamente numa tragédia, quer no conteúdo, quer na forma.
A 5 de junho de 1898, nasceu o poeta e dramaturgo espanhol Federico García Lorca. Pertencente à geração do 27, foi o poeta de maior influência e popularidade da literatura espanhola do século XX e como dramaturgo é considerado uma sumidade do teatro espanhol do século XX . Conviveu com artistas como Salvador Dali, Luis Buñuel e Manuel de Falla. A sua obra é composta por prosa, poesia e teatro. O seu estilo é repleto de simbologia e referências à cultura tradicional e popular. A poesia lorquiana é o reflexo de um sentimento trágico da vida, e está vinculada a diferentes autores, tradições e correntes literárias
Como autor de teatro, Lorca fez incursões no drama histórico e na farsa antes de obter sucesso com a tragédia. As três tragédias rurais passadas na Andaluzia, Bodas de Sangue (1933), Yerma (1934) e A Casa de Bernarda Alba (1936) asseguraram a sua posição como grande dramaturgo.
Foi uma das primeiras vítimas da Guerra Civil Espanhola. A sua morte está envolta em mistério, mas acredita-se que foi fuzilado e enterrado em vala comum.
INDISPONÍVEL