Autor: Eliezer Kamenezky
Editora: -
1ª edição 1932
Peso: 200 g
Primeira edição deste livro, importante e muito procurado devido ao extenso prefácio de Fernando Pessoa, que ocupa 17 páginas.
"O facto de Eliezer Kamenezky ser um judeu russo exilado em Lisboa e, sobretudo, o facto de ele estar imbuído de 'um misticismo de judeu russo', leva-o desta vez à elaboração de um texto, aliás de grande riqueza especulativa e com largo leque referencial, onde, entre outros tópicos, se focalizam religião e mística, política e ideologias, cristianismo e judaísmo, Maçonaria e Rosa-Cruz, tradição alquímica e Cabala".
Eliezer escreveu ainda uma autobiografia romanceada («Peregrinando»), em parceria com Maria O'Neill, cuja versão inglesa, intitulada Eliezer, foi também corrigida por Fernando Pessoa. Há quem acredite que Pessoa foi o autor da obra. Tornou-se comerciante de antiguidades em S. Pedro de Alcântara. Entretanto, participou em alguns filmes clássicos do cinema português: A Revolução de Maio, O Pai Tirano e O Pátio das Cantigas. Escreveu e interpretou uma das canções de O Pátio das Cantigas.
INDISPONÍVEL