Colecção: Caminhos da Memória nº 1
Autor: Humberto Delgado, Iva Delgado, António de Figueiredo
Editora: Publicações Dom Quixote
1ª edição 1991
Peso: 855 g
Escritas em árduas condições no exílio, publicadas em Londres em 1964, as Memórias de Humberto Delgado abarcam os períodos mais relevantes da nossa história contemporânea, desde a implantação da República, passando pela ditadura de Sidónio Pais, pelo 28 de Maio, pela ascensão de Salazar, pela odisseia de Humberto Delgado durante a Segunda Guerra Mundial, até à campanha eleitoral de 1958, que quase derrubou o Estado Novo.
Do período do exílio, Humberto Delgado conta a sua experiência no Brasil, a sua viagem pela Europa como líder de Oposição, o caso do «Santa Maria» e a revolta de Beja quando entrou clandestinamente em Portugal. O original terminava em 1962, quando pensa abandonar o Brasil e deslocar-se para a Argélia, a fim de desencadear uma revolta armada contra o regime. A parte seguinte da autoria de António de Figueiredo, cobre o período de exílio de 1962 a 1965. A última parte - anexo documental - reúne documentação em grande parte inédita.
A 15 de maio de 1906, nasceu o militar e político Humberto Delgado. Humberto da Silva Delgado foi um militar português da Força Aérea que corporizou o principal movimento de tentativa de derrube do regime salazarista através de eleições, tendo contudo sido derrotado nas urnas, num processo eleitoral reconhecidamente fraudulento, onde não houve fiscalização pela parte da oposição, que deu a vitória ao candidato do regime, Américo Tomás. Ficou popularmente conhecido como o General sem Medo.
INDISPONÍVEL