Autor: Ferdinando Oliveira Simões, António Marques da Silva, Manuel Leitão
Editora: Museu de Marinha
2004
Peso: 650 g
Modelo da Nau "Madre de Deus" / Model of the Carrack "Madre de Deus". Edição bilingue, português e inglês. Encadernação em capa de brochura. Ilustrado a cores. Folhas desdobráveis.
Editora: Museu de Marinha
2004
Peso: 650 g
Modelo da Nau "Madre de Deus" / Model of the Carrack "Madre de Deus". Edição bilingue, português e inglês. Encadernação em capa de brochura. Ilustrado a cores. Folhas desdobráveis.
A nau “Madre de Deus”, construída em Lisboa em 1589, fez duas viagens à Índia tendo sido capturada no regresso da segunda viagem, em 1592, ao largo da ilha das Flores, após renhido combate contra três navios da Armada inglesa. O imponente navio foi capturado pelos corsários após seis horas de combate. O procedimento habitual, à época, ditava que se fizesse o transbordo das mercadorias e se lhe deitasse fogo de seguida. Contudo, em 1592, os corsários ingleses ficaram tão impressionados com o tamanho da nau (com cerca de 1000 toneladas, enquanto um navio inglês rondava as 350), que a rebocaram para o porto de Dartmouth em Inglaterra. Aqui a nau portuguesa foi exibida e estudada com grande pormenor, dadas as suas elevadas dimensões e multidões vinham de longe só para a ver. A nau “Madre de Deus” de enormes dimensões para a época, privilegiava, a par da navegabilidade, um considerável espaço de carga que tornasse rentável a carreira da Índia, pelo que navios do seu género rapidamente se tornaram presas apetecíveis para corsários e piratas que então começavam a rondar esta rota.
Ref. 6800-S/L-OM
Preço: 34,99€
Ref. 6800-S/L-OM
Preço: 34,99€