Livro R. T. X. 78/24 António Gedeão

Livro: R. T. X. 78/24
Colecção: Teatro
Autor: António Gedeão
Editora: Guimarães Editores
2ª edição 1978
Peso: 185 g
Assinatura de posse na folha de guarda. Exemplar com etiqueta da Livraria Castil.
Plano Nacional de Leitura PNL Livro recomendado no programa de português do 9º ano de escolaridade, destinado a leitura orientada na sala de aula - Grau de Dificuldade III.
Peça em 2 actos e 7 Quadros, publicada em 1963, em 1971 a representação desta peça foi proibida de representar pelo serviço de Censura.
Da poesia para o teatro, António Gedeão resume ou amplifica alguns dos seus poemas: o sofrimento e a solidão dos homens. O personagem António (Gedeão?) vive num conflito íntimo, que atinge o sonho, entre «o que está bem» e «o que está mal», uma visão polémica de si próprio e da sociedade materialista e individualista que o rodeia. O Ideal, no mundo em que António vive, já aí não tem lugar.
"...Foi então que me veio à lembrança a leitura do meu nome na longa lista de concorrentes que viera no jornal. Rómulo de Carvalho?! Não, não me soava bem para o efeito... Porque não um pseudónimo? António? Porque não? Gosto muito de António... E o resto? António quê? Eu vivia na altura em Coimbra e dava aulas no Liceu então chamado D. João III. No princípio de cada ano escolar costumava eu perguntar a cada aluno, a um por um, como se chamava... Naquele ano de 1956,... quando cheguei a um rapazito que estava sentado na cadeira do meio da fila central e lhe perguntei como se chamava, ele respondeu... Gedeão... Mas que nome!... escolhi para pseudónimo, António Gedeão." "Memórias..."
Ref. 4445-W-OM
Preço: 24,99€