Autor: Francisco Fortunato Queirós
Editora: Gabinete Português de Estudos Humanísticos
1981
Peso: 185 g
Carimbo de Biblioteca.
"O presente estudo é, fundamentalmente, uma determinada e objectiva homenagem à memória de D. Pedro V no centésimo vigésimo aniversário do seu passamento. Ele enfoca, apenas, da rica e plurifacetada personalidade régia, um aspecto, qual é o o da preparação para o exercício do cargo reinante. Significativo, por ser inédito, fundamentado e tão exaustivo quanto possível, não pode, contudo, desligar-se de outros trabalhos, entre os quais se contam, sem vaidade nem falsa modéstia, os que nós próprios temos divulgado desde há anos, mas também os que foram produzidos, entre muitos, por Júlio de Vilhena, Damião Peres e, sobre todos, Ruben Andresen Leitão."
No dia 16 de setembro de 1837 nasce, em Lisboa, o rei D. Pedro V de Portugal. Pedro V, apelidado "o Esperançoso" e "o Muito Amado", foi o Rei de Portugal e dos Algarves de 1853 até à sua morte. Era o filho mais velho da rainha D. Maria II e do seu marido, o rei D. Fernando II. Ascendeu ao trono com apenas 16 anos de idade, após a morte da sua mãe, tendo o pai exercido as funções de Regente do Reino até à sua maioridade, em 1855.
Embora muito jovem aquando da sua ascensão ao trono português, com apenas 16 anos, foi considerado por muitos como um monarca exemplar, que reconciliou o povo com a casa real, após o reinado da sua mãe ter sido fruto de uma guerra civil vencida.
Ref. S/L 3290-OM