Livro: Três Irmãs drama em quatro actos
Colecção: Imaginário nº 36
Autor: Anton Tchékhov
Editora: Assírio & Alvim
Peso: 275 g
Plano Nacional de Leitura PNL Livro recomendado para o Ensino Secundário como sugestão de leitura.Tradução de Nina Guerra e Filipe Guerra.
Três Irmãs, drama em quatro actos, é um dos melhores exemplos do chamado teatro moderno, preconizado por autores como Ibsen, Strindberg e Tchékhov.
Em Três Irmãs, o diálogo comum da peça teatral assume novas formas. Ele deixa de ser apenas um modo de comunicação entre personagens, passando a exprimir o que de mais profundo elas pensam e sentem. Na verdade, o diálogo não une as personagens, pelo contrário, ele serve para mostrar o quão distantes estão umas das outras, visto que não há reacções, não há conversações com um encadeamento lógico, apenas fragmentos de conversas e de sonhos, como se fosse o inconsciente a dialogar (monologar). Ao longe, avistamos o sonho de voltar para Moscovo, a cidade grande onde a vida poderia voltar a ser interessante. Mas as três irmãs acabarão por permanecer no sítio que as angustia e aborrece, a própria casa, local onde foram contagiadas pela apatia das memórias distantes e dos sonhos falhados.
INDISPONÍVEL
