#Livro Os Génios do Cristianismo Henri Tincq

Livro: Os Génios do Cristianismo
Autor: Henri Tincq
Editora: Gradiva / Público
1ª edição 1999
Peso: 325 g
Assinatura de posse.
Sem o erro de cálculo de um monge do século VI, Dionísio Exíguo, cujos trabalhos serviram para contar os anos a partir do nascimento de Jesus Cristo, teríamos celebrado o ano 2000 em... 1994 ou 1996. Mas estamos no ano 2000. O cristianismo não é a religião mais antiga do mundo, mas entra no 3º milénio da sua história.
Nestes vinte séculos de história impõem-se grandes figuras ou sequências. Henri Tincq seleccionou algumas para uma série publicada por Le Monde no Verão de 1999. Os «génios» são os homens e as mulheres que marcaram estes 2000 anos de cristianismo: Jesus, mas também Paulo, Agostinho, Francisco de AssisMartinho Lutero, Bartolomeu de las Casas, Teresa de Ávila, Inácio de Loyola, e contemporâneos, como Martin Luther King, Desmond Tutu ou Madre Teresa de Calcutá.
O Público, que publicou a série em Portugal, acrescentou, com dois trabalhos elaborados por António Marujo, duas figuras portuguesas que adquiriram uma importância ímpar na história do cristianismo: Santo António de Lisboa tornou-se o santo católico mais conhecido em todo o mundo e o padre jesuíta Padre António Vieira foi o primeiro a conseguir que os papas suspendessem o funcionamento da Inquisição por alguns anos.
INDISPONÍVEL